GESTÃO E MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Descubra como a gestão eficaz e estratégias de marketing inteligentes estão transformando o cenário do agronegócio, desde pequenas fazendas familiares até grandes empresas. Explore insights sobre análise de preços, integração de práticas de gestão e marketing, impacto da análise de mercado e o papel crescente do marketing digital na promoção de produtos agrícolas.

Temos o prazer de apresentar uma conversa exclusiva com Rogério Bastos, Economista com mais de 36 anos de experiência no Agro, Consultor Financeiro e CEO da RS Training Rural , Criador do Software de Gestão Praxiagro. Autor dos livros “Boas práticas de gestão em propriedades rurais” e “Gestão Rural, a Alma do Agronegócio”. Rogério irá compartilhar insights valiosos sobre boas práticas de gestão, preços e mercado, e explorar como esses aspectos se relacionam também com o marketing.

Prepare-se para uma discussão envolvente sobre como a gestão eficaz pode impulsionar as estratégias de marketing no setor do agronegócio. Essa entrevista explora a interseção entre gestão de agronegócio, análise de mercado e estratégias de marketing, fornecendo uma visão abrangente sobre como esses aspectos se relacionam e se complementam.

    Como a gestão eficaz, especialmente em relação a boas práticas e análise de preços e mercado, pode impactar uma empresa rural seja ela pequena (familiar) ou grande?

    Rogério: Uma boa gestão econômico e financeira pode sim, auxiliar a empresa rural melhorar o resultado, sem necessariamente produzir mais. É, aproveitando a volatilidade do mercado, que chega a variar em até 25% tanto os preços de venda quanto os preços dos custos.  Quando falamos em mercado, não é só o mercado de venda da produção agropecuária, mas o mercado de insumos também. Como a empresa rural não é formadora de preços e sim tomadora de preços e custos, portanto, com um bom fluxo de caixa, bem elaborado, projetando tanto as entradas de caixa como as saídas e, de olho nas oscilações de tais preços é possível aproveitar tais oportunidade tanto para comprar quanto para vender.  Eis aí, apenas uma das vantagens e maneiras de melhorar o resultado dos negócios apenas com uma boa gestão econômico e financeira.

      Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais do agronegócio ao tentar integrar suas práticas de gestão com suas estratégias de marketing?

      Rogério: Para os produtores de commodities os produtores rurais pensam que não precisam de mkt, porque seus produtos são de alta liquidez. Já para os produtores de especialidades tais como frutas e verduras, por exemplo ou produtos agroindustrializados nas propriedades, como doces, pães, queijos e embutidos o mkt é fundamental pois ele deve informar  como foram produzidos aqueles alimentos, identificar sua rastreabilidade, condições de higiene, etc e os benefícios de consumir seus produtos diferenciados.

        Em sua opinião, como a análise de mercado pode influenciar as decisões de marketing em uma empresa do agronegócio, seja ela pequena, familiar ou de grande porte?

        Rogério: Em primeiro lugar, o negócio rural independe do seu porte. O que depende realmente é a forma como o empresário conduz seu negócio (Boa Gestão). Uma boa prática de gestão implica sim, em estar focado no mercado tanto de clientes como de fornecedores e, suas decisões em mkt vai depender muito do foco do seu negócio. Se ele produz especialidades precisa estar preparado ou buscar assessoria para melhor divulgar e apresentar seus produtos.

          Você poderia compartilhar conosco exemplos de boas práticas de gestão rural que tiveram um impacto positivo na organização e assim deu visibilidade ao trabalho rural nas mídias de comunicação?

          Rogério: Sim, temos na nossa carteira de clientes, um produtor de sementes que realmente é referência no seu segmento, o mercado da produção de sementes de alta performance. No passado recente, a qualidade dos produtos era um diferencial, hoje é obrigação de todos. Portanto, este empresário hoje, tem em seu negócio não apenas a venda de sementes de boa qualidade, mas o serviço em bem utilizar suas sementes nas propriedades de seus clientes. Ele fornece orientação de campo junto aos seus clientes, para a escolha das variedades de acordo com sua região, seus solos, e fertilidade, para aproveitar todo o potencial de suas sementes. Os produtores mal informados não obtinham os melhores resultados e acabavam queimando a imagem da sua marca de sementes.

            Considerando a crescente digitalização do agronegócio, como você vê o papel das estratégias de marketing digital na promoção de produtos e serviços agrícolas no relacionamento com os clientes deste setor?

            Rogério: A digitalização do agronegócio, em especial dentro da porteira, nas propriedades rurais é um caminho sem volta. Os tratores equipados com telemetria, as vacas com chip no colar, os processos monitorados à distância já é uma realidade, portanto o relacionamento com clientes e fornecedores através das mídias digitais os aproximam facilitam e agilizam os negócios. Hoje, os produtores e empresários rurais não dependem apenas dos agrônomos, veterinários e zootecnistas para produzirem, mas também de outros especialistas em gestão e marketing para auxiliarem a realizar bons negócios.

            Você é proprietário de uma empresa agrícola? Quer impulsionar seu negócio para o próximo nível? Então você está no lugar certo! 

            Nosso trabalho especializado em marketing digital para o agronegócio está revolucionando a forma como os profissionais do campo gerenciam e promovem seus produtos. A gestão eficaz aliada às estratégias de marketing inteligentes podem fazer toda a diferença, seja sua empresa pequena, familiar ou de grande porte.

            Entre em contato e saiba mais! 

            Créditos da foto do entrevistado: A3 – Agência de Ideias